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05/11/2020

Como manter o seu negócio aberto durante momentos de crise?




Em meio aos impactos causados pela pandemia do COVID-19, como por exemplo, a adoção de medidas de isolamento social, o cenário econômico vem sofrendo com instabilidade financeira nos mais diversos segmentos.

Contudo, enquanto a pandemia não chega ao seu fim, o empreendedor precisa aprender quais medidas deve seguir para sobreviver aos momentos de crise e de transformações sociais como o que estamos vivendo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar a manter o seu negócio aberto durante esses momentos de turbulência e transformação.

Confira!

Encontre novos clientes

Manter os clientes ativos em meio a períodos delicados requer bastante esforço e estratégia. Além disso, torna-se importante trabalhar algumas ações que visem captar novos clientes.

Os momentos de crise podem ser usados para identificar nichos de novos clientes que se transformarão em uma nova rede de contatos, gerando assim um maior número de oportunidades de negócios.

O uso desta estratégia permitirá formar um novo grupo de clientes, fazendo com que o seu negócio continue a funcionar com menos risco de sofrer com uma queda drástica em seu faturamento.

Adapte seus serviços à situação atual

Muitas empresas tiveram que adotar o esquema de home office como forma de dar prosseguimento ao trabalho sem comprometer a saúde e bem-estar dos seus funcionários.

Diante disso, muitos empreendedores tiveram que reinventar os seus processos, fazendo uso da inovação e também de bastante criatividade. Logo, como forma de adaptar os serviços do seu negócio durante a crise, reúna toda a sua equipe de colaboradores e faça um brainstorm.

Com isso, torna-se possível coletar novas ideias vindas das pessoas implicadas com o trabalho com vistas a encontrar soluções para os problemas atuais como, por exemplo, a entrega de produtos por meio de um sistema de delivery ou a entrega de vouchers de desconto em compras.

Invista em ações de marketing tendo a epidemia em mente

Um dos principais papéis dos empreendedores é ajudar os seus clientes a superar esta crise, sempre na medida do possível.

Logo, busque realizar ações de marketing para o seu negócio. O intuito é aumentar a divulgação dos seus produtos ou serviços e aumentar a sua projeção de faturamento.

Certifique-se de que seus serviços serão úteis mesmo ao final da crise

Um fato que todos os empreendedores já têm certeza é: após a pandemia, o modo de consumo entre os consumidores, de todos os setores, terá sido alterado haja vista que, por exemplo, no primeiro semestre deste ano, o número de compras feitas de forma online cresceu mais do que o previsto para o período .

Por isso, fique atento: não espere até o fim de uma crise para adaptar os processos do seu negócio. Desta forma, as fintechs (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) vêm se destacando no mercado, uma vez que oferecem às empresas brasileiras soluções automatizadas.

Identifique quais desafios o seu negócio está encarando

A fim de conseguir implementar estratégias eficazes para o seu negócio, é importante identificar e analisar quais são as principais dificuldades que vêm sendo enfrentadas. Dessa forma, busque considerar todos os problemas encontrados, assim como diferentes soluções que podem ser úteis para superar o atual cenário.

Faça um planejamento com base em diferentes cenários

Outra forma de ajudar o seu negócio a superar um momento de crise é por meio da implementação de um bom planejamento.

Sendo assim, conte com o apoio de um profissional especializado, que possua conhecimentos técnicos e que auxiliem a simular um faturamento ideal em diferentes cenários.

Além disso, é importante estudar o regime tributário vigente para averiguar possíveis necessidades de adaptação e alteração.

Crie soluções alternativas para manter as suas operações diárias

Alguns compromissos da rotina de um empreendedor tiveram que ser cancelados, adiados e até mesmo adaptados.

A difusão e adoção em larga escala de plataformas online permite que tenhamos acesso a diferentes meios de comunicação e de interação entre colaboradores e clientes. Sendo assim, implemente soluções tecnológicas para garantir uma comunicação eficiente a favor do seu negócio. Manter o contato com seu time é tão importante quanto com os seus clientes.

Por fim, agora que você já conhece estratégias que vão lhe ajudar a manter o seu negócio aberto durante momentos de crise e de transformação, é chegada a hora de tirar as suas estratégias do papel e aplicá-las em suas operações.

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