Qual profissional não sonha em trabalhar com o que ama? Tornar-se seu próprio chefe e ganhar muito dinheiro é o desejo da grande maioria dos brasileiros.
Quer aprender como se tornar um profissional liberal ou entender como ele atua no mercado brasileiro? Leia o nosso artigo a seguir e aprenda conosco! Acompanhe!
Em resumo, o profissional liberal é aquele que:
Por conta de tais aspectos, o profissional liberal possui a liberdade de exercer a sua profissão no mercado sem que necessariamente precise de um vínculo empregatício, podendo abrir ou não uma empresa.
Além disso, outro aspecto importante diz respeito a sua autonomia técnica, uma vez que o profissional liberal pode responder por seus atos perante a justiça.
Conforme a Confederação Nacional de Profissionais Liberais, podem se tornar profissionais liberais:
A tributação que incide sobre a atividade de um profissional liberal ocorrerá de acordo com cada situação. Continue conosco na leitura dos tópicos a seguir para entender melhor sobre esta parte do assunto.
O profissional liberal que optar por trabalhar por conta própria, como pessoa física por exemplo, poderá ter a sua tributação recolhida de acordo com o tipo de serviço prestado.
Sendo assim, seus serviços podem ser oferecidos tanto para uma segunda pessoa física como também para pessoas jurídicas.
Quando um profissional liberal atuar na prestação de serviços para empresas, os seus tributos serão retidos em fonte. Ou seja, eles serão pagos pela própria organização contratante.
Sendo assim, é preciso pedir ao empregador solicitante dos serviços os informes de rendimento no momento da declaração do Imposto de Renda.
Os profissionais liberais que atendem pessoas físicas, como médicos, contadores, advogados, possuem a obrigatoriedade de recolher tributos de forma mensal, ou seja, por meio do Carnê-Leão. Trata-se de um programa que calcula os tributos e emite uma DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para o pagamento mensal.
Além disso, também deverão ser pagos tributos como INSS, PIS e ISS.
Para o profissional liberal que atua no mercado com vínculo empregatício como é o caso, por exemplo, da CLT, o recolhimento de tributos ocorrerá por parte da empresa contratante. Neste caso, torna-se uma obrigação do empregador o fornecimento dos informes de rendimentos.
Como exposto anteriormente, para se tornar um profissional liberal, o primeiro aspecto a salientar é estar atento aos diversos formatos de exercício da atividade, ainda que todos precisem reunir os seguintes aspectos:
Conhecimento especializado
O conhecimento especializado é um dos elementos que um profissional jamais poderá abrir mão, sobretudo para conquistar um lugar diferenciado no mercado frente aos seus concorrentes. Por isso, não hesite em investir em seu conhecimento pessoal e profissional.
Outro ponto importante para um profissional liberal é a rede de contatos.
Portanto, ter uma boa comunicação com outras pessoas e construir um círculo social com fornecedores, gestores de empresa, clientes, etc., é de extrema importância.
Desta forma, manter um bom relacionamento com as pessoas e construir o próprio networking é de extrema importância.
Bom, agora que você já sabe como se tornar um profissional liberal, chegará o momento de arregaçar as mangas e começar a planejar o futuro. Um bomplanejamento será fundamental para as etapas subsequentes.
Conte sempre com uma contabilidade especializada para auxiliar no dia a dia da sua empresa. Conte com a Duin Contábil!
Oferecemos à classe empresarial soluções competitivas na área contábil, entendendo que cada empresa tem sua particularidade e a satisfação do nosso cliente reflete na qualidade dos nossos serviços
COMPARTILHE: |