BLOG

11/05/2020

Sua empresa está pagando impostos corretamente?




Quando o assunto é empreender no Brasil, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo empreendedor está relacionada a alta carga tributária cobrada. Esta dificuldade pode aumentar ainda mais!

Mas por que?

Pois a nossa legislação tributária possui um elevado número de tributos, o que pode acabar contribuindo para criação de uma barreira para todos os profissionais que desejam começar um novo negócio no mercado de forma legal. Diante disso, é normal que muitos empreendedores busquem formas legais de pagarem menos impostos.

Quer saber se a sua empresa está pagando impostos corretamente?

Siga conosco nesta leitura e aprenda com as nossas dicas.

 

O que é Elisão Fiscal?

Já que o assunto é redução de impostos, é fundamental que o empreendedor conheça o conceito de Elisão Fiscal.

Apesar de seu nome ser extremamente técnico, ele designa um conjunto de estratégias e ações que, quando aplicadas, promovem uma significativa redução do pagamento de impostos de um determinado modelo de negócio, aproveitando as permissões da legislação e totalmente dentro da lei.

Em resumo, o processo de elisão fiscal permitirá que uma empresa pague menos impostos de forma lícita, evitando a prática de sonegação fiscal de impostos.

 

Mas como pagar menos impostos?

Se a resposta a essa pergunta fosse simples, diariamente, não encontraríamos empreendedores insatisfeitos com o pagamento de taxas e tributos específicas para o seu modelo de negócio. Isso acontece porque, sem o apoio de um profissional especializado, o empresário pode acabar errando e, assim, comprometer boa parte do seu faturamento.

Mas atenção, com o apoio e orientação de um bom planejamento tributário, torna- se possível que um empreendimento possa pagar impostos corretamente e ser viável financeiramente.

Por isso, um dos critérios que merece especial atenção é a escolha de um regime tributário adequado para o modelo de negócio, assim como a elaboração de um pró-labore mensal.

Claro que colocar todas essas práticas em dia não é uma tarefa simples e o empreendedor pode acabar por se sentir sobrecarregado. Contudo, ao contar com o apoio de um profissional contábil especializado, esse peso é sensivelmente diminuído, pois este profissional está preparado para instruir o empreendedor e orientar o desenvolvimento da sua empresa no mercado.

 

Fazer um bom planejamento tributário contribui no pagamento de impostos de forma correta.

De nada adiantará ter um bom plano de negócios se ele não incluir um planejamento tributário coerente ao desenvolvimento de uma empresa. Isso porque é preciso trabalhar alguns pontos chaves que irão nortear a adoção de estratégias a serem utilizadas neste planejamento.

 

É fundamental que o empreendedor compreenda aspectos como faturamento mensal, despesas e pró-labore, pois estes elementos irão influenciar no controle do fluxo de caixa de um empreendimento. Além disso, aspectos como quadro de colaboradores, número de funcionários e elaboração da folha de pagamento também deverão receber atenção especial.

Dessa forma, é possível recorrer ao auxílio de plataforma online que permite a realização de planejamento e gestão de tarefas, como também às velhas e boas planilhas.

Todas essas ações vão permitir acompanhar de perto o calendário de impostos, separando quais impostos sua empresa deve pagar e quando o pagamento deverá ser feito.

 

Mantenha seus impostos pagos em dia!

Não conseguir manter em dia o pagamento de impostos pode ser uma das piores atitudes a ser tomada por um empresário. O atraso pode acarretar uma série de cobranças de encargos, o que aumentará os valores com pagamento de multas e taxas, correndo o risco de comprometer todo o seu faturamento mensal.

 

Contudo, é normal que muitos empresários, mesmo aqueles de sucesso no mercado, desconheçam quais impostos estão sendo pagos em seu negócio. 

Veja a seguir os principais modelos de tributos:

 

·         Programa de Integração Social (PIS/PASEP);

·         Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); 

·         Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);

·         Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

·         Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);

·         Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); 

·         Previdência Social (INSS).

 

Assim, a nossa dica é bastante simples: faça o controle periódico dos seus impostos, tanto sobre valores a serem pagos, como os prazos limites.

 

Fique atento ao pagamento de impostos

Além disso, existem outros aspectos, nos quais um empresário deve se ater, quando o assunto é pagamento de impostos. Confira:

 

·         Sonegar é crime;

·         Atenção aos benefícios fiscais, converse com seu contador

·         Tenha um controle eficiente do fluxo de caixa;

·         Conte com apoio de um profissional especializado em tributos.

Esperamos que nosso conteúdo possa ajudá-lo a compreender melhor quais aspectos influenciam no pagamento de impostos da sua empresa.

Precisa de ajuda com a contabilidade de seu negócio?

Fale hoje mesmo com um dos nossos consultores e receba todo o apoio necessário.

 

Conte sempre com uma contabilidade especializada para auxiliar no dia a dia da sua

empresa.

Conte com a Duin Contábil! Oferecemos à classe empresarial soluções competitivas na área contábil, entendendo que cada empresa tem sua particularidade e a satisfação do nosso cliente reflete na qualidade dos nossos serviços.



COMPARTILHE:




Veja também:

Solicite sua proposta!

Será um prazer contribuir com o desenvolvimento do seu negócio.

FALE COM A DUIN CONTÁBIL

Contabilidade no Rio de Janeiro

Rua da Assembléia, 61 - 3º andar - Centro
+ 55 21 2210 3246


Contabilidade em Barra Mansa
Av. Joaquim Leite, 601 - Conj . 01 - Centro
+ 55 24 3323 9090
WhatsApp
+ 55 21 99333 4868

Atendimento
Segunda a Sexta-feira de 9h às 18h

E-mail
contato@duincontabil.com.br
Copyright © 2020 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com