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16/11/2020

Como fazer a precificação de produtos no comércio e varejo




Ao empreender, o profissional precisa estar preparado para lidar com uma série de obrigações, enfrentando, com isso, muitos desafios. Por exemplo, a obrigação de ter que estipular um valor ideal para a venda de seus produtos ou serviços é uma das principais. 

Responder a essa obrigação, de forma que o seu negócio prospere, passa, por exemplo, pelo cálculo correto do preço de venda no comércio e no varejo.

Para que você consiga compreender melhor como esta tarefa é importante e como realizá-la de maneira assertiva, preparamos este conteúdo.

Continue a leitura que lhe mostraremos como fazer a precificação de produtos no comércio e varejo de forma correta.

Entenda o custo de produtos

 

O primeiro passo que um empresário precisa dar para realizar uma correta precificação de produtos no comércio e varejo é identificar qual o custo total de cada produto. 

Sendo assim, não basta apenas incluir o custo de produção ou de venda, mas sim todos os custos envolvidos na operação, incluindo matéria-prima, embalagens, mão de obra, transporte,  etc.

Imagine que, como empreendedor, você trabalha com a revenda de calçados. Logo, é preciso considerar todos os custos necessários desde a sua compra até o momento de vendê-lo. 

Não considerar toda a cadeia de custos, fará com que o seu processo de precificação de produtos no comércio e varejo resulte na sua comercialização, atingindo um valor menor do que o devido, afetando, com isso, toda a margem de lucro e até mesmo trazendo uma série de prejuízos financeiros.

Leia mais sobre: Como funciona a Revisão tributária para as empresas do Simples Nacional

 

Compreenda o que são e quais são as despesas fixas

Em segundo lugar, além de compreender os custos diretos de cada produto, também é preciso compreender quais outros fatores influenciam indiretamente no processo de compra. 

Ou seja, é preciso entender quais são as despesas fixas mensais que possui, pois afinal de contas, despesas como aluguel de imóvel e salário dos colaboradores quando ignoradas durante o momento de precificação de produtos no comércio e varejo, correm o risco de ficarem comprometidas no final de cada mês. 

Por este motivo, possuem uma grande importância. Deste modo, o empreendedor entenderá melhor como deve fazer a precificação de produtos em seu comércio. 

Para que elas possam ser analisadas de forma correta, compondo assim o cálculo de precificação, é preciso dividir o total de despesas fixas pelo valor das vendas dentro do período de 12 meses.

Desta forma, busque identificar quais são as suas despesas fixas mensais durante os últimos 12 meses, tais como internet, eletricidade, água, aluguel, folha de pagamento e tributos indiretos.

Após a identificação de cada despesa, é necessário somar os seus valores e dividi-los pelo total de vendas multiplicado por 100.

 Trabalhe com uma margem de lucro

A margem de lucro também influencia o cenário financeiro das empresas, pois ela deve ser arbitrada pelo empreendedor.

Para isso, é importante considerar tanto o valor praticado pelos principais concorrentes, quanto o valor esperado pelos seus clientes ao pagar pelo produto.

Lembre-se: por mais que a margem de lucro de 100% seja atrativa, é preciso lembrar que sem a venda do produto, ela não servirá de nada.

O cálculo do preço de venda

Por fim, chegamos ao momento de ensinar como calcular a precificação de produtos no comércio e varejo. Para tanto, é preciso trabalhar algumas variáveis, por exemplo:

  • Custo total de uma mercadoria: R$15,00;

  • Percentual das despesas fixas: 25%;

  • Margem de lucro desejada: 15%.

A base de cálculo deve considerar todas as variáveis. No entanto, mantenha-se atento a utilização de porcentagens na sua equação.

Ou seja, a soma dos custos com os lucros permitirá compreender o valor final de um determinado produto. 

No entanto, é preciso saber definir o quanto, de fato, um negócio poderá se beneficiar após a concretização de cada venda.

Assim, a precificação de produtos no comércio e varejo poderá ser obtida por meio de uma operação simples:

Custos + Lucro = Preço de Venda 

Diante disso, podemos concluir que calcular corretamente o preço de venda de produtos ou serviços não é uma tarefa de grande complexidade. Contudo, requer o uso de conhecimentos técnicos na sua execução e estar atento à análise dos custos e despesas de sua empresa.

É de fundamental importância contar com apoio de um profissional contábil especializado em seu setor.

Por fim, podemos concluir que o processo de  precificação de produtos no comércio e varejo, é de extrema importância. Contribuindo para que um negócio possa atuar no  mercado de forma saudável, lucrativa e de sucesso.

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O cálculo do preço de venda

Por fim, chegamos ao momento de ensinar como calcular a precificação de produtos no comércio e varejo. Para tanto, é preciso trabalhar algumas variáveis, por exemplo:

  • Custo total de uma mercadoria: R$15,00;

  • Percentual das despesas fixas: 25%;

  • Margem de lucro desejada: 15%.

A base de cálculo deve considerar todas as variáveis. No entanto, mantenha-se atento a utilização de porcentagens na sua equação.

Ou seja, a soma dos custos com os lucros permitirá compreender o valor final de um determinado produto. 

No entanto, é preciso saber definir o quanto, de fato, um negócio poderá se beneficiar após a concretização de cada venda.

Assim, a precificação de produtos no comércio e varejo poderá ser obtida por meio de uma operação simples:

Custos + Lucro = Preço de Venda 

Diante disso, podemos concluir que calcular corretamente o preço de venda de produtos ou serviços não é uma tarefa de grande complexidade. Contudo, requer o uso de conhecimentos técnicos na sua execução e estar atento à análise dos custos e despesas de sua empresa.

É de fundamental importância contar com apoio de um profissional contábil especializado em seu setor.

Por fim, podemos concluir que o processo de  precificação de produtos no comércio e varejo, é de extrema importância. Contribuindo para que um negócio possa atuar no  mercado de forma saudável, lucrativa e de sucesso.

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